Manifesto MTX Mastermind

SEJAM BEM-VINDOS AO PRIMEIRO ANO DO RESTO DE NOSSAS VIDAS!

O ano 2024 não apenas promete… Já está entregando desafios gigantescos para quem atua na área tributária. Este é daqueles anos em que mudanças, desafios, dificuldades, complexidades, se tornam oportunidades para quem souber aproveitar! Ao olhar para trás na minha carreira, que já tem 29 anos, lembro com especial carinho do final da década de 90, com Preços de transferência surgindo (Lei 9.430/96) e a mudança completa da sistemática de apuração de PIS e COFINS (“receita bruta”, lembram?), além do Programa de Recuperação Fiscal – REFIS, que trouxe oportunidades importantes para contribuintes que tinham altos volumes de contencioso tributário. Depois, no início dos anos 2000, tivemos as não-cumulatividades das contribuições para PIS e COFINS (respectivamente 2002 e 2003), até que chegou 2008, com o desafio do Regime Tributário de Transição-RTT, quem não lembra? Mais tarde, ainda tivemos mais ou menos uns 3 ou 4 Programas de Recuperação Fiscal, REINTEGRA, Tese do Século….a bem da verdade a vida não é exatamente suave para quem milita na área tributária, no Brasil.

Pois 2024 já começa com uma reforma tributária e suas dezenas de regulamentações que ainda precisam vir, entre Leis Complementares, Leis Ordinárias, Decretos, Instruções Normativas, entre um sem-número de diplomas legais. Como se não bastasse tudo isso, temos o primeiro ano de implementação das novas regras de preços de transferência, agora (e finalmente), alinhados às boas práticas da OCDE, temos também desafios com as compensações de créditos tributários, além de uma queda de braço entre os Poderes Executivo e Legislativo (Judiciário observando de camarote…), em relação à desoneração da folha de pagamento, sem falar na perene necessidade do Governo de arrecadar, frente à mais absoluta incompetência de tratar sucessivos déficits através das linhas de despesa. Ao que tudo indica, seguiremos tendo um Estado balofo e faminto, que desconhece por completo princípios econômicos que norteiam qualquer ambiente de negócios, como uma Curva de Laffer…

O protagonismo da área tributária vem como um grande tsunami, que não nos dá alternativas diferentes, que não seja a de droparmos esta onda gigante, como grandes “big riders” que somos (e sempre fomos). Quem tiver a coragem, o protagonismo e o desprendimento necessários, sairá do outro lado deste “tubo” muito melhor, mais valorizado, com um índice de empregabilidade muito maior, neste manicômio tributário chamado Brasil. E dentro de alguns anos, teremos história pra contar àqueles que estarão começando na área…quem viver, verá! E viveremos, sim!!

Mas será sempre fomos suficientemente protagonistas? Será que sempre soubemos nos comunicar com chefes, com outras áreas, com acionistas? Será que sempre soubemos estabelecer boas alianças, no mundo corporativo? É com este propósito que criamos o MTX Mastermind, um evento que contará com o “mainstream” tributário brasileiro e onde trataremos de assuntos que vão desde liderança, gestão, comunicação, protagonismo, diversidade & inclusão, aplicados no dia-a-dia pelos mais incensados profissionais do varejo, das empresas de tecnologia, manufatura, prestação de serviços, com o firme propósito de compartilhar conhecimento.

Você, que não precisa cometer os mesmos erros que nós cometemos, em cerca de 200 anos de experiência profissional somada, é nosso convidado especial para este grande evento, que será o MTX Mastermind. Esta primeira edição será uma espécie de “petit comité”, com não mais do que 100 vagas. Portanto, não procrastine. Seja protagonista do seu futuro, do seu desenvolvimento pessoal e profissional e construa conosco um evento icônico, de muita cooperação e networking, em que o protagonismo estará com as ideias que serão compartilhadas ao longo do evento.

augustoflores_logo_preferencial.fw_-1024x90